Skip to content

Meu celular caiu na água, o que fazer?

Um smartphone é um equipamento que faz parte do nosso dia-a-dia, estando conosco em todos os momentos, e assim podem acabar molhando. Pode ser que ele caia do bolso no vaso sanitário ou em uma brincadeira próximo à piscina, ou, ainda, se molhe devido a uma tempestade.

 Enfim, são inúmeras as possibilidades que podem provocar umidade e danificar peças internas, visto se tratar de equipamento eletroeletrônico e, por isso, não pode ter contato com água.

Em que pese a tecnologia dos aparelhos mais avançados, ainda não há nenhum smartphone que seja 100% “à prova d’água”, mas apenas “resistente a água”. Mas se isso acontecer com você, não considera o fim do mundo (nem de suas fotos, arquivos, vídeos e agenda de contatos).

O que acontece quando o celular cai na água

O contato com a água no seu aparelho celular pode causar uma oxidação nas peças do smartphone. Isso pode ocasionar diferentes danos nas funcionalidades do aparelho ou, até mesmo, ele pode deixar de funcionar, caso o problema não seja resolvido a tempo.

Porém, a placa interna é a peça que mais sofre com a oxidação originada pela água. Geralmente, são os circuitos internos que são mais danificados através do contato com a água, por isso o usuário não tem acesso para consertar.

Além disso, o contato com a água também pode resultar em algumas manchas no display do seu celular.

O que não fazer com o celular molhado

Em primeiríssimo lugar, nunca, em hipótese alguma, tente religar o seu smartphone. Se ele o celular continuou ligado, desligue-o imediatamente, e jamais coloque para carregar. Este é impulso mais comum nessa hora, cuja ingenuidade pode provocar um curto-circuito.

Muitas são as “simpatias” indicadas por pessoas como tentativa de solucionar esse problema, sendo a mais comum delas, colocar o celular dentro de um pote de arroz, e retirá-lo depois de 24 horas, uma vez que o arroz “absorve” a umidade que ficou no aparelho. 

Este procedimento pode não ser tão eficientes, já que corre o risco de ficar algum resíduo de água no aparelho, podendo gerar uma oxidação dos componentes internos no futuro.

O que fazer depois que o celular caiu na água

Contudo, a melhor dica da SUPORTESMART-BH é: procure uma assistência técnica especializada confiável o mais breve possível, relatando ao consultor o dano ocorrido.

Desse modo, o técnico irá abrir o seu smartphone, desconectando a bateria da placa do aparelho, e demais componentes que possuem uma maior probabilidade de dano, tais como câmeras (frontal e traseira), tela, conector de carga, botões, etc.

O celular passará por um processo minucioso de limpeza de componentes e de desoxidação da placa, que é o componente principal de todo e qualquer dispositivo eletrônico, visto que ele é responsável por controlar todas as funções do aparelho.