Skip to content

10 dicas fundamentais sobre como cuidar do iPhone

Não há nada como a sensação de começar a usar um iPhone novo e explorar tudo que ele tem a oferecer, de apps exclusivos às fotos incríveis que ele produz.

O que muitas pessoas não sabem é que existem várias formas de desacelerar esse processo para que seu iPhone dure mais tempo. Com isso em mente, reunimos aqui dez dicas fundamentais para você garantir uma boa durabilidade do seu aparelho sem perder a performance.

1 – Proteção contra quedas

De longe a causa mais comum para precisar de uma assistência técnica é a tela quebrada do iPhone ou algum outro tipo de dano físico.

É por isso que a primeira coisa que você deve fazer ao adquirir seu aparelho é buscar uma capa protetora e uma película para a tela. Elas te darão muito mais segurança na hora de manusear seu telefone no dia-a-dia.

Nesse caso, vale a mesma dica de sempre: procure produtos de alta qualidade para que o barato não acabe saindo caro mais tarde.

2 – Limpe a entrada do carregador

Existem várias razões pela qual seu iPhone pode eventualmente apresentar algum problema na hora da recarga, que vão desde o próprio carregador a algum dano na parte interna.

Antes de recorrer a uma assistência técnica, contudo, você pode verificar se a entrada do seu carregador não está com alguma sujeira ou migalha presa, o que acaba impedindo a recarga.

Para fazer a limpeza dessa área, basta usar uma escova de dente seca, sem nenhum tipo de líquido, mas sempre com bastante cuidado para não danificar o circuito.

3 – Apague apps que não está usando

Embora seja comum pensar que apps que ficam esquecidos no seu armazenamento só são um problema quando começa a faltar espaço na memória, é importante manter seu sistema operacional limpo para que ele não gaste mais processamento do que necessário.

Por mais que estejam inativos, esses aplicativos ocupam espaço que poderia ser usado para outra coisa e podem estar recebendo atualizações sem que você perceba. Por isso, o ideal é se livrar do “entulho digital” para não ter dor de cabeça no futuro.

4 – Gerencie os apps de segundo plano

O iPhone vem programado para seguir atualizando apps que estão rodando em segundo plano, o que pode ser útil em algumas situações (como seu e-mail) mas desnecessário em muitos casos.

Isto porque ao manter esse recurso ativado, você drena capacidade de processamento (deixando o resto um pouco mais lento) e principalmente porque sua bateria consumirá mais energia (descarregar mais rapidamente).

Para desativar o recurso basta ir nas configurações, item “Geral” e “atualização de apps de segundo plano” ou “background app refresh”.

5 – Mantenha o iOS atualizado

A Apple investe muito dinheiro na manutenção e desenvolvimento contínuo do seu sistema operacional, conhecido como iOS.

Embora a primeira coisa que nos venha à cabeça quando falamos em atualizar o sistema operacional sejam novos recursos ou mudanças estéticas, isso também tem impacto na vida útil do aparelho.

A razão disso é que as atualizações corrigem erros, aumentam a segurança de privacidade e melhoram o consumo de energia do aparelho ao remover ineficiências do sistema.

6 – Limpe dados e cookies do Safari

O Safari é o navegador padrão do iPhone, que com o tempo vai acumulando dados sobre suas preferências de sites, histórico de navegação, senhas, etc.

Isso gera um peso adicional no processador e na memória interna, então o ideal é que de tempos em tempos você limpe esse armazenamento, especialmente no caso de modelos mais antigos. Para isso, basta ir no menu Configurações, clicar no item do Safari e selecionar “Limpar histórico e dados de navegação”.

7 – Mantenha a carga estável

Embora exista um mito de que o correto seja usar a bateria do seu iPhone até o fim, para depois carregá-la até 100%, isso não é verdade.

A melhor forma de prolongar a vida útil da sua bateria é seguindo a proporção “40-80”, isto é, mantendo a carga sempre acima de 40%, mas sem carregar ela acima de 80%.

Você inclusive deve ter notado que o iOS 13 vem pré-programado para desacelerar a carga quando a bateria chega nos 80%, justamente por essa razão.

8 – Não deixe o iPhone jogado

Hoje em dia os iPhones e smartphones são uma parte tão comum do nosso cotidiano que é muito fácil se esquecer do quanto esses aparelhos são delicados. O que acaba levando muita gente a não tomar o devido cuidado.

Evite deixar seu iPhone em locais de fácil queda, como beiras de mesas, ou próximo a líquidos como copos de água ou café. Isto é, definitivamente, não o deixe jogado por aí.

Pense que seu telefone é como uma criança, e você não pode colocá-lo em situações de risco porque eventualmente alguma coisa vai dar errado.

9 – Não leve o celular para o banheiro

O contato frequente com a umidade, especialmente o vapor do banho, tende a corroer os componentes internos do seu iPhone, o que pode gerar danos sérios na placa mãe – dependendo do tamanho do problema, o celular pode ficar inutilizado.

Por isso, lembre-se que o lugar do iPhone não é no seu banheiro – e quanto mais longe ele ficar do vapor, melhor. Sem falar que uma queda dentro do banho pode acabar potencializando o dano, já que a água ou vapor podem entrar pela rachadura.

10 – Bye bye, Siri

Se você mantém a Siri funcionando o tempo todo, isso significa que ela está sempre prestando atenção no que você está falando, para que possa responder caso seja chamada.

Além de um pouco assustador pensar nas implicações de privacidade, esse recurso faz com que a carga da bateria seja drenada mais rapidamente.

Por isso, se não tem costume de usar a assistente da Apple, é uma boa ideia desativá-la de vez, no menu Configurações, item “Siri e Busca” (Siri & Search).

Dessa forma você elimina o gasto de bateria e de processamento gerados por algo que não está sendo usado.