Skip to content

Com novos modelos, vale a pena comprar o iPhone 11?

Muita gente diz que não há custo-benefício em um iPhone pois os celulares da Apple não são baratos, ainda mais se levarmos em conta os preços dos aparelhos do sistema operacional Android mais recentes que chegam com uma série de recursos tecnológicos.

A relação entre custo e benefício não está atrelada somente ao preço, mas sim aos recursos ou diferenciais de um aparelho (portanto os benefícios) e o valor cobrado, que, independente do montante, deve ser adequado para a proposta do dispositivo. 

É inegável que um celular da Apple tem valor mais elevado em consideração aos demais existentes no mercado. No entanto, é preciso entender que estamos falando de produtos que se encaixam no conceito ‘premium’ e possuem bom valor de revenda, ou seja, não desvalorizam muito ao longo do tempo.

Além disto, assim como em carros, o custo de manutenção pesa nesta hora, e neste quesito a Apple se destaca, pois, em geral, os valores pagos nos reparos possuem preços bem melhores, sobretudo se comparado aos modelos da marca Samsung, especialmente na troca de tela.

Com o lançamento dos novos modelos de iPhone (série 13), vale a pena cogitar a compra de aparelhos antigos, como o iPhone 11, por exemplo? Modelos usados são boas opções para longo prazo?

Melhor iPhone custo-benefício

O IPhone 11 atende a melhor relação entre custo e benefício, tecnologia recente, boa qualidade de câmera, display LCD com resolução HD e qualidade do visor excelente. 

Bateria suficiente para as principais necessidades e, preço compatível com tais qualidades, sem contar que atualmente bem mais acessíveis se você possui restrições no orçamento para adquirir as séries 12 ou 13. Roda jogos pesados e a velocidade de carregamento de aplicativos grandes, incluindo os games, também é de primeira.

É a melhor escolha, pois as novas gerações trazem melhorias, mas são todas incrementais e, no fim das contas, a experiência com o IPhone 11 é muito próxima à que seus sucessores oferecem das linhas 12 e 13. 

O aparelho ainda oferece resistência à água em profundidade de até dois metros por 30 minutos. Mas vale ressaltar que não é recomendável ficar mergulhando o aparelho em líquidos, pois este atributo pode se perder com o tempo, por conta de quedas e batidas, além das borrachas de vedação poderem secar e perder a capacidade de conter a água do lado de fora.

Em que pese o valor de venda mais alto, é necessário a compra do carregador e custo de manutenção maior que as séries anteriores. 

Sendo assim, para os que possuem restrições financeiras recomendamos o Iphone SE 2020 ou Iphone XR. Além da diferença evidente na questão do tamanho de tela, esses modelos também se diferenciam em questão de hardware e bateria.